domingo, 22 de janeiro de 2012

DANÇA CONTEMPORÂNEA


por Liu Santos


A dança Contemporânea é uma técnica desenvolvida a partir da evolução dos métodos da dança moderna e pós-moderna. Nela não se definem técnicas ou movimentos específicos, e o próprio intérprete é capaz de criar suas composições usando seu físico e imaginação, com a subjetividade, por exemplo. As composições podem ser aprimoradas a partir do seu repertório pessoal enriquecido através de estudos e pesquisas, incluindo suas afinidades e não afinidades. É a dança de um corpo pensante.

Mais do que uma técnica específica a Dança contemporânea é considerada uma pesquisa constante. O Bailarino contemporâneo está sempre em busca de novas técnicas, novos procedimentos até porque tudo ao seu redor está relacionado a esse tipo de interpretação. Portanto, há uma imensidão de instrumentos que podem ser usados para que o intérprete crie suas movimentações e composições com temas relacionados à política, cultura, subjetividade (fotografias, textos, frases, palavras etc), questões comportamentais e cotidianas como também a fisiologia e anatomia do corpo.

Os movimentos corporais são construídos a partir de técnicas que foram desenvolvidas para aprimorar e conscientizar o corpo. Como por exemplo, o método desenvolvido pelo bailarino Rudolf Laban conhecido como Labanotation. Para Laban este sistema é responsável em tornar uma pessoa mais consciente de suas percepções. Deseja que o dançarino explorasse ao máximo as suas possibilidades de movimentação na conquista da harmonia do movimento. Ele não preocupava com a cultura do físico, mas no seu desenvolvimento artístico, os movimentos precisam ter sentido, embora trabalhe em cima de um tema totalmente subjetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário